Conheça Cesar Silva: Um empresário empreendedor que faz a diferença google.com, Estudantes visitam monumentos históricos da região de Princesa Isabel - Blog do César Silva pub-9559374808753173, DIRECT, f08c47fec0942fa0

Estudantes visitam monumentos históricos da região de Princesa Isabel

23 julho 2015

Durante o último semestre, professores e alunos do campus Princesa Isabel realizaram projeto multidisciplinar e de extensão cujo objetivo principal foi o conhecimento e valorização da memória histórico-cultural da região. Uma das atividades mais representativas deu-se com a realização da aula de campo no “Casarão de Patos de Irerê”, localizado no município de São José de Princesa – PB (a 12 quilômetros da cidade de Princesa Isabel). Na ocasião, os discentes foram incentivados a valorizar e resgatar a memória histórica e cultural da Paraíba, sobretudo da região em que vivem. A aula também objetivou realizar um levantamento de dados arquitetônicos para desenvolver modelagem digital em laboratório com ferramentas BIM a fim de registrar a situação atual da edificação histórica.
O “Casarão de Patos de Irerê” foi palco da batalha mais sangrenta ocorrida durante a Revolta de Princesa, pois estima-se que morreram mais de 60 homens integrantes das forças armadas enviadas pelo presidente do estado João Pessoa para invadir Princesa Isabel nos idos de 1930.
Foram levadas à visita técnica duas turmas: o segundo ano do curso de Controle Ambiental e o segundo ano de Edificações, ambos cursos técnicos integrados ao ensino médio. Participaram da atividade os professores Antônio Farias e Rinaldo Rodopiano (Arquitetos / Curso de Edificações), o professor Francisco Tibério (Filosofia / Meio Ambiente) e o professor e diretor geral do campus, Joselito Eulâmpio (Metodologia Científica) contribuíram de forma efetiva para a realização desta aula, além da coordenadora do projeto de educação patrimonial, Professora Gelda Karla Marques (Língua Portuguesa e Literatura).
As atividades programadas para a aula de campo envolviam uma sensibilização para a valorização do patrimônio material e imaterial presente em toda região de influência do município de Princesa Isabel, especialmente os fatos ocorridos durante a revolta de Princesa Isabel, sua influência no cenário histórico e político local, regional e nacional, e o tratamento que este legado tem recebido dos órgãos estatais de proteção ao patrimônio histórico em suas diferentes esferas. O casarão histórico encontra-se em ruínas, comprometendo este importante monumento histórico local.
Em um segundo momento, os alunos foram divididos em grupos compostos tanto de alunos de Controle Ambiental quanto de Edificações para adentrarem no Casarão acompanhados dos professores. Os alunos de Controle Ambiental ajudaram os de Edificações a redimensionar o local, pois estes reconstruirão o monumento em AutoCAD.
Após as atividades realizadas no Casarão, foi possível ainda ouvir os relatos de um importante morador da região, o senhor João Antas, no centro de Patos de Irerê (distrito de Princesa Isabel), que nos seus quase setenta anos, grande conhecedor e pesquisador da história da região, parente das duas famílias mais importantes da história da região de Princesa Isabel (‘Pereiras’ e os ‘Diniz’), proporcionou a todo o grupo uma longa e bem humorada conversa sobre a fundação do povoado de Patos de Irerê, a “Revolta de Princesa” e a batalha ocorrida no Casarão Histórico. Os alunos tiveram oportunidade de conhecer a história da sua região, a partir do resgate da memória individual e, sobretudo, coletiva, de um cidadão que viveu e cresceu na eminência das narrativas transmitidas de geração em geração.
O projeto segue em desenvolvimento, e novas atividades serão realizadas, inclusive na área urbana de Princesa Isabel, que é composta de representativos casarões tradicionais, de singular beleza arquitetônica e de grande relevância histórica para a compreensão da história e preservação da memória social da região.
 Confira mais fotos curtindo a página do IFPB Oficial no Facebook.
Reinouds Lima Silva – coordenador de Comunicação de Princesa Isabel
Blog do César Silva
Ceritell / Banda larga para empresa/residência Link dedicado
(83) 9996-5024 Tim
(839628-3434 Tim
(819622-6915 Tim
www.ceritell.com.br 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial


 
Copyright © 2016. Blog do César Silva .
Design by Herdiansyah Hamzah. Published by César Silva.
Creative Commons License