Conheça Cesar Silva: Um empresário empreendedor que faz a diferença google.com, Prefeitura de Princesa Isabel recebe nota zero do Focco-PB no índice de transparência pública - Blog do César Silva pub-9559374808753173, DIRECT, f08c47fec0942fa0

Prefeitura de Princesa Isabel recebe nota zero do Focco-PB no índice de transparência pública

10 dezembro 2014

A Prefeitura de Princesa Isabel, na gestão do prefeito Dominguinhos (PSDB), apresenta o mais baixo índice de transparência pública: ZERO.
A avaliação foi feita pelo Fórum Paraibano de Combate à Corrupção (Focco-PB), que divulgou nessa terça-feira (9) o Relatório 2014, durante evento sediado no Tribunal de Contas do Estado (TCE) para marcar o Dia Internacional de Combate à Corrupção.
O Focco, além do TCE (que coordena o movimento), é composto por representações locais do Tribunal de Contas da União, das Controladorias Gerais da União e do Estado, da Procuradoria da Fazenda Nacional, do Ministério Público Federal e Estadual, do Ministério Público do Trabalho, do Ministério da Saúde, das Secretarias Nacional e Estadual da Receita, da Polícia Federal e do Instituto Nacional de Seguro Social, entre outras organismos públicos.
No documento que avalia os procedimentos de transparência pública nos municípios, disponível nos portais do Focco e do TCE, a Prefeitura de Princesa Isabel aparece no ranking com a pior avaliação numa escala que vai de 0 a 10.
O Índice de Transparência Pública, utilizado pelo Focco, é um mecanismo criado pela Associação Contas Abertas com o objetivo de medir a transparência real disponibilizada pelos entes públicos.
O instrumento mensura conteúdos, atualizações e facilidades de uso dos portais de transparência orçamentária dos municípios.
A Prefeitura de Princesa Isabel não possui portal de transparência. Com isso, descumpre a Lei complementar 131, de 27 de maio de 2009, que determina que União, Estados, Distrito Federal e Municípios divulguem, através  da internet, em tempo real, informações pormenorizadas de sua gestão fiscal, com dados  orçamentários e financeiros. Nos quesitos Conteúdo, Usabilidade, Série Histórica e Frequência de Atualização, a avaliação foi zero. A Pontuação Total atingiu a pior nota possível: 0,00.
Dos 223 municípios paraibanos, Princesa Isabel aparece no ranking do índice de transparência na posição 215, ficando, mesmo com idêntica avaliação final, na frente de apenas quatro cidades: Riachão do Bacamarte, Santo André, São José da Lagoa Tapada e Serra Redonda.
O critério de desempate leva em consideração os itens avaliados, mas a pontuação final obtida por Princesa Isabel é a mesma dos quatro últimos municípios listados.
Para acessar o relatório completo, clique no link http://portal.tce.pb.gov.br/wp-content/uploads/2014/09/trasparencia_publica_ago_14.pdf
Blog do José Duarte Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial


 
Copyright © 2016. Blog do César Silva .
Design by Herdiansyah Hamzah. Published by César Silva.
Creative Commons License