Conheça Cesar Silva: Um empresário empreendedor que faz a diferença google.com, A ASSOCIAÇÃO DOS CRIADORES DE ABELHAS DE PRINCESA ISABEL, TEM CNPJ E É LEGALIZADA - Blog do César Silva pub-9559374808753173, DIRECT, f08c47fec0942fa0

A ASSOCIAÇÃO DOS CRIADORES DE ABELHAS DE PRINCESA ISABEL, TEM CNPJ E É LEGALIZADA

01 julho 2015

A Associação dos Criadores de Abelha de Princesa Isabel, tem CNPJ e é legalizada. É uma organização composta por 33 agricultores (as) familiares que, dentro das suas atividades produtivas, desenvolvem a prática da apicultura, com a criação de abelhas em colmeias racionais, distribuídas em apiários individuais e/ou coletivos, no entorno dos Municípios de Princesa Isabel ,Manaíra e Tavares.
No intuito de aproveitar a abundante flora apícola do bioma caatinga, que desabrocha sobretudo no período chuvoso, a associação tem uma produção de mel rendável. Mesmo com a intensa variação e redução dos índices pluviométricos que ultimamente vem ocorrendo, acarretando sérios prejuízos na produção de grãos, a atividade apícola garante uma produção satisfatória de mel, devido a enorme quantidade de espécies vegetais, ricas em néctar e pólen, a exemplo da jurema, marmeleiro, angico, etc.
Segundo informações do Secretário de Agricultura de Princesa isabel, José Ivonildo Fernandes, dentro da cadeia produtiva da apicultura, atualmente, o produto mais explorado pelos associados é o mel, por ser um produto de alto valor nutritivo, onde o mesmo já faz parte do cardápio dessas famílias, além de ser um antibiótico natural. "O produto gera garantia de renda, e sua comercialização é feita no mercado local e da região, e parte da produção é vendida para o PNAE (Alimentação Escolar), para alunos de escolas e creches do município." Destacou o Secretário.

Com esse incentivo da Prefeitura de Princesa Isabel, o Prefeito Dominguinhos foi indicado para o Prêmio Prefeito Empreendedor 2015, na categoria de Pequenos Negócios no Campo.

Prefeitura apoia Associação


A Associação dos Apicultores foi criada e legalmente registrada em 1997, porém passou a ter melhor desempenho da atividade produtiva, e organizativa, após receber apoio por parte da Prefeitura Municipal de Princesa Isabel, com a Gestão do atual prefeito, Domingos Sávio Maximiano Roberto.

Com apoio logístico da Prefeitura, por Meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura, os associados obtiveram conquistas importantes à exemplo da construção da Unidade de Extração de Mel, e aquisição de equipamentos, essenciais para o manejo, no processo de extração do mel, composto por centrífuga elétrica, decantadores, mesa desoperculadora, indumentários, colmeias, e outros materiais.


Este projeto foi implantado com recursos financeiros do Projeto Cooperar do Governo da Paraíba, com montante de R$ 109.000,00 (cento e nove mil reais), porém, houve todo apoio por parte da Prefeitura de Princesa Isabel, sobretudo, durante o trâmite de negociações, apoiando com transporte, de membros da diretoria, com FINANCIAMENTO de viagens para a capital do Estado. 

A Prefeitura também financiou viagens de intercâmbios com outas Organizações de Apicultores, como Cooperativas, Entrepostos de Beneficiamento de Mel, para encontros estaduais, regionais e nacionais, e participação em eventos e seminários destinados ao setor da apicultura.

Atualmente a ACAPI é filiada à Federação Paraibana de Apicultura, que por sua vez integra a Confederação Nacional de Apicultura.
"Vale salientar que, a Cadeia Produtiva da Apicultura, além de gerar alimento e renda, é de grande importância para a produção agrícola, e equilíbrio do Meio Ambiente, através do processo de polinização das flores, pelas abelhas." Informou Ivonildo, incentivador da atividade.



ASCOM PMPI
Blog do César Silva
Ceritell / Banda larga para empresa/residência Link dedicado
(83) 9996-5024 Tim
(839628-3434 Tim
(819622-6915 Tim
www.ceritell.com.br 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial


 
Copyright © 2016. Blog do César Silva .
Design by Herdiansyah Hamzah. Published by César Silva.
Creative Commons License