Conheça Cesar Silva: Um empresário empreendedor que faz a diferença google.com, PRINCESA ISABEL/PB pode ficar sem água da transposição(Obras do sistema de esgotamento sanitário estão paradas desde 2012) - Blog do César Silva pub-9559374808753173, DIRECT, f08c47fec0942fa0

PRINCESA ISABEL/PB pode ficar sem água da transposição(Obras do sistema de esgotamento sanitário estão paradas desde 2012)

16 outubro 2015

Com a esperança de levar água para as cidades que sofrem com os efeitos da seca, a transposição do rio São Francisco é uma das obras mais esperadas pelos moradores do semiárido brasileiro. O problema é que mesmo com a conclusão das obras da transposição, a água só pode chegar até as cidades beneficiadas caso os municípios tenham um sistema de esgotamento sanitário para fazer a coleta e tratamento de esgoto. Na Paraíba, as cidades de Princesa Isabel, no Sertão, e Barra de São Miguel, no Cariri, ainda não cumpriram este pré-requisito, e podem não receber as águas do ‘Velho Chico’.
Para acompanhar de perto a situação de várias obras que estão inacabadas, abandonadas, ou em andamento, mas com atraso de muitos anos, o G1 viajou com uma equipe da TV Cabo Branco, percorrendo aproximadamente 3 mil quilômetros durante 11 dias. Foram visitadas 21 cidades, do Litoral ao Sertão, totalizando 34 obras, divididas nas categorias de educação, saúde, saneamento básico, pavimentação, casas e apoio e bem estar e serviços.
Obras do sistema de esgotamento sanitário de Princesa Isabel estão paradas
desde 2012
(Foto: Reprodução/TV Cabo Branco)
A obra de Princesa Isabel foi iniciada em 2008, mas está parada desde 2012. O projeto inclui fazer a rede de tubulação do esgoto, a instalação de uma estação elevatória e as lagoas da estação de tratamento. Já foram gastos R$ 3,79 milhões e apenas as lagoas foram construídas. A Fundação Nacional de Saúde (Funasa) explica que foi executado 66% do projeto, e nos relatórios da área técnica foram constatadas irregularidades. A prefeitura foi notificada pelo órgão, que alegou não receber nenhuma resposta. 


Moradores do bairro São Francisco, em Princesa
Isabel, dependem do carro-pipa para ter água em
casa (Foto: Reprodução/TV Cabo Branco)
Enquanto o problema não se resolve, plantas crescem entre as placas de concreto das piscinas da estação e os moradores dependem dos carros-pipa para ter um pouco de água para usar em casa. No bairro de São Francisco, homônimo do rio que pode levar água para a cidade, o caminhão abastece uma cisterna e os moradores precisam ir buscar água em baldes.
“O caminhão vem dia sim, dia não, e a gente só tem direito a pegar dois baldes. Mesmo assim, essa água só serve pra tomar banho, pra lavar roupa, não dá pra consumir [beber ou cozinhar]. Ainda assim é melhor o sacrifício do que ficar sem água”, explica a agente de limpeza Ivonete Pereira.


O G1 tentou várias vezes entrar em contato com a prefeitura de Princesa Isabel durante as duas últimas semanas, mas não conseguimos resposta. 
Blog do Cesar Silva com informações do G1PB
Blog do César Silva
Ceritell / Banda larga para empresa/residência Link dedicado
(83) 9996-5024 Tim
(839628-3434 Tim
(819622-6915 Tim
www.ceritell.com.br 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial


 
Copyright © 2016. Blog do César Silva .
Design by Herdiansyah Hamzah. Published by César Silva.
Creative Commons License