Conheça Cesar Silva: Um empresário empreendedor que faz a diferença google.com, Abertura da 13ª Festa da Mandioca no Povoado de Lagoa de São João acontece nesta sexta 18 - Blog do César Silva pub-9559374808753173, DIRECT, f08c47fec0942fa0

Abertura da 13ª Festa da Mandioca no Povoado de Lagoa de São João acontece nesta sexta 18

15 setembro 2015

No período entre os dias 18 e 20 de setembro, acontecerá em Princesa Isabel a 13ª Festa da Mandioca no Povoado de Lagoa de São João. A festa tradicional é realizada em parceria com a Associação de Produtores, Prefeitura Municipal de Princesa Isabel, EMATER, Banco do Brasil, Banco do Nordeste, CDL e Governo do Estado da Paraíba.
O evento tem o objetivo de comemorar e valorizar a exploração da mandiocultura local. Segundo o Gerente Regional do SEBRAE – Aldo Nunes, a programação da Festa reserva momentos especiais para as comunidades discutirem sobre a questão da cadeia produtiva da mandioca na região.
Aldo Nunes, disse que a exploração da cultura da mandioca no Povoado de Lagoa de São João é uma atividade produtiva essencial para a sobrevivência dos pequenos produtores rurais, que depende desta atividade para dinamizar a agricultura familiar, base sócio-econômica da região.
"É famosa a farinha de mandioca produzida no Distrito de Lagoa de São João, porque, segundo a opinião dos consumidores, essa é a melhor farinha que existe em toda a região, por esse motivo o quilo da farinha alcança bons preços no comércio de Princesa Isabel e municípios circunvizinhos." Frisou Aldo.
A abertura do evento está marcada para esta sexta-feira (18) a partir das 19h. Mas segundo o Gerente Regional do Sebrae, cursos de manipulação de alimentos estarão sendo ministrados já na parte da manhã, com os produtores da mandioca na Comunidade Lagoa de São João. Na sexta-feira haverá ainda exposição e feira dos produtos derivados da mandioca e macaxeira, além de apresentação cultural e show musical. No sábado (19) continua a exposição dos produtos, exposição de animais, palestras e oficinas em parceria com o Sebrae, Emater e IFPB. A noite do sábado será reservada para o grande desfile da rainha e rei da Festa Da Mandioca 2015 e show musical às 22h.
No dia 20 de setembro, domingo, a programação continua com exposições e palestras. Às 08h terá a tradicional Cavalgada , com a saída da Praça Nominando Diniz para a Comunidade Lagoa de São João. Durante todo o dia terá apresentações culturais e show musical, com encerramento previsto para as 22h. Festa,
Renda e Alimento


Nunca se pensou que a produção artesanal de farinha de mandioca pudesse gerar emprego, renda, ser destaque cultural, tema de estudos e ainda tornar-se o produto ícone de uma cidade, inclusive com direito a uma festa temática em torno da farinha de mandioca. No Povoado de Lagoa de São João, zona rural de Princesa Isabel a cultura da mandioca se transformou numa atividade produtiva essencial para a sobrevivência dos pequenos produtores rurais, que depende desta atividade para dinamizar a agricultura familiar, base sócio-econômica da região. Lá existe a Associação de produtores de mandioca. A comunidade se organizou coletivamente para fortalecer e dar mais estabilidade à produção e comercialização da farinha, hoje conhecida no Sertão da Paraíba. Com a produção e geração de renda, foi criada a Festa da Mandioca, exposta através de feira com a demonstração de produtos derivados da mandioca, entre eles: farinha, beiju, tapioca, bolos, sequilhos, raminho, coxinhas feitas com massa de mandioca, sorvete de mandioca. A Festa é realizada todos os anos no mês de setembro e tem o objetivo de fomentar a produção de farinha e derivados da mandioca como fonte de renda permanente e produção sustentável, mostrar a boa unidade de beneficiamento da produção instalada na Lagoa de São João e tentar expandir os canais de comercialização para aumentar as vendas, possibilitando aos visitantes conhecer, provar, dançar e cantar o sertão paraibano. SB/ SEBRAE
Blog do César Silva
Ceritell / Banda larga para empresa/residência Link dedicado
(83) 9996-5024 Tim
(839628-3434 Tim
(819622-6915 Tim
www.ceritell.com.br 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial


 
Copyright © 2016. Blog do César Silva .
Design by Herdiansyah Hamzah. Published by César Silva.
Creative Commons License