Conheça Cesar Silva: Um empresário empreendedor que faz a diferença google.com, Governo do Estado apresenta novo Mapa Turístico da Paraíba; Juru entra, Princesa Isabel fica de fora - Blog do César Silva pub-9559374808753173, DIRECT, f08c47fec0942fa0

Governo do Estado apresenta novo Mapa Turístico da Paraíba; Juru entra, Princesa Isabel fica de fora

07 maio 2016

Nota da Redação: Cidade das mais históricas da Paraíba, com projeção nacional, berço de – entre outros nomes ilustres – Alcides Carneiro, coronel Zé Pereira, João Baptista Siqueira, Canhoto da Paraíba e Manoel Marrocos, além de escritores, historiadores e poetas –, Princesa Isabel não integra oficlamente o roteiro turístico paraibano, apesar de seu inquestionável  patrimônio histórico, natural, artístico, arquitetônico e cultural.
A Paraíba tem um novo Mapa Turístico, que foi apresentado na quinta-feira (5) pelo secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Laplace Guedes, e pela interlocutora do Ministério do Turismo na Paraíba, Alessandra Lontra. O mapa está mais enxuto, porém com municípios cujos gestores manifestaram interesse de participar de uma nova agenda de desenvolvimento proposta pelo Ministério do Turismo. Ao todo, 45 foram inseridos no novo modelo.

Na avaliação do secretário Laplace Guedes, a redução no número de cidade no Mapa (antes eram 137 municípios) se deve ao fato dos gestores optarem em priorizar outras áreas, como Saúde, Educação, Infraestrutura.
De acordo com a interlocutora do MTur, os municípios inseridos no Mapa tiveram que cumprir uma série de exigências impostas pelo Ministério. No processo de atualização do Mapa Turístico, a partir de então, cada município tem que possuir órgão responsável pela pasta de turismo (Secretaria, Fundação, Coordenadoria, Departamento, Diretoria, Setor ou Gerência); comprovar a existência de dotação para o turismo na lei orçamentária anual vigente e apresentar um termo de compromisso assinado pelo prefeito ou dirigente responsável pela pasta de turismo -  aderindo de forma espontânea e formal ao Programa de Regionalização do Turismo e à Região Turística.
Lontra enfatiza que a opção de estar no Mapa, ou não, partiu dos próprios gestores, sem qualquer tipo de interferência do Governo do Estado ou do Governo Federal. “Estão no Mapa aqueles que queriam estar nele, pois a adesão foi voluntária e estivemos em todas as regiões apresentando todos os procedimentos e exigências necessárias”, disse a interlocutora, definindo que o Mapa está bem.
Para a presidente da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), Ruth Avelino, a redução do número de municípios do Mapa permite uma maior atenção às cidades verdadeiramente turísticas. Na opinião dela, muito locais, apesar de terem força de atração turística, ainda não possuem infraestrutura necessária para atender bem os turistas. Ela acredita que, a partir de agora, haja uma política de turismo que promova o desenvolvimento econômico das regiões.
Novo Mapa Turístico da Paraíba
Agreste – Campina Grande, Esperança e Ingá;
Brejo – Alagoa Grande, Alagoa Nova (novo), Areia, Bananeiras, Belém (novo) Dona Inês, Guarabira, Lagoa de dentro, Matinhas, Pilões, Remígio, Serraria e Solânea;
Cariri – Boqueirão, Cabaceira e Salgadinho (novo);
Costa das Piscinas – Bayeux, Cabedelo, Conde, João Pessoa e Pitimbu;
Rota Aventuras nas Serras – Araruna, Cuité e Nova Floresta;
Trilhas dos Potiguaras – Baía da traição, Lucena, Marcação, Mataraca, Rio tinto e Santa Rita;
Vale dos Dinossauros – Aparecida (novo), Poço de José de Moura, Pombal, Santa Helena (novo), Sousa, Triunfo (novo), Uiraúna e Vierópolis;
Vale dos Sertões – Juru, Maturéia, Patos e São Mamede
Secom-PB
via,http://www.duartelima.com.br/?p=40224
Blog do César Silva
Ceritell / Banda larga para empresa/residência Link dedicado
(83) 9 9996-5024 Tim
(81) 9622-6915 Tim


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial


 
Copyright © 2016. Blog do César Silva .
Design by Herdiansyah Hamzah. Published by César Silva.
Creative Commons License