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MAIS INFORMAÇÕES SOBRE O GRAVE ACIDENTE ENVOLVENDO PRINCESENSES EM MINAS GERAIS: Ônibus de acidente que matou cinco na BR-381 tinha pneus carecas e cintos dentro dos bancos

21 dezembro 2015

Ônibus saiu da Paraíba com destino a São Paulo, mas motorista perdeu o controle do veículo na BR-381. Entre as vítimas, estão uma grávida e seu bebê. Nove ficaram feridos

Caíque Ivo Gomes, de 15 anos, embarcou às 14h da última sexta-feira, em Princesa Isabel, no sertão da Paraíba, em um ônibus clandestino, em direção a São Paulo. Ele viajava acompanhado da irmã mais velha e de duas sobrinhas para morar na capital paulista com a mãe, que migrou há 10 anos para trabalhar de diarista. Porém, o sonho da família Gomes foi interrompido de forma trágica na madrugada de ontem, quando o motorista do veículo em que estava perdeu o controle do coletivo no Km 526 da BR-381, em Brumadinho, na Grande BH. A irmã de Caíque, Andriele Ivo Gomes, de 29, e a filha dela, Maria Izabel Gomes de Oliveira, de 16, tiveram morte imediata.

Um homem e uma grávida de oito meses também morreram. Com o impacto, a mulher deu à luz, mas o bebê não sobreviveu. Além dos cinco mortos, uma criança de 3 anos foi levada pelo helicóptero do Corpo de Bombeiros para o Hospital João XXIII. Depois de operada, foi transferida para setor de recuperação, em estado grave. Mais oito feridos, em condições estáveis, seguiam internadas no hospital. O acidente alerta para os perigos nas estradas neste fim de ano, com maior volume de veículos trafegando, além do tempo chuvoso. Desde o fim da tarde da sexta-feira, já somam pelo menos 12 mortes em ocorrências nas rodovias mineiras.

Sete horas depois do acidente, sem ter para onde ir, Caíque estava sentado no posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF), em Itatiaiuçu, com a sobrinha, Maria Isadora, de 1 ano e seis meses, no colo. O coletivo, da Aguinaldo Turismo, realizava uma linha não pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). O motorista, identificado apenas como Aguinaldo, fugiu. Segundo passageiros, ele seria o dono do ônibus. “Liguei para minha mãe em São Paulo e ela vai vir me buscar”, disse, resignado, Caíque. Duas integrantes do Conselho Tutelar de Itatiaiuçu foram acionadas e, no fim da manhã, buscaram o adolescente e sua sobrinha, encaminhando-os a um abrigo até a chegada de parentes.

"Foi a primeira vez que viajei nesse tipo de ônibus. Foi uma economia boba" - Maria Rodrigues da Silva, de 65 anos, ao afirmar que pagou R$ 280 na passagem, já que na empresa autorizada custa cerca de R$ 400 (foto: Jair Amaral/EM/DA Press)
A passageira Maria Rodrigues da Silva, de 65, estava com o braço enfaixado, pois machucou ao tentar sair das ferragens. Ela contou que pagou R$ 280 na passagem, já que se tivesse comprado o bilhete da empresa autorizada pagaria cerca de R$ 400. “Foi a primeira vez que viajei nesse tipo de ônibus. Foi uma economia boba”, entende Maria, que mora em Guarulhos, na Grande São Paulo, e estava voltando do mês de férias no sertão da Paraíba.
Francisco Rodrigues, de 64, foi contratado por Aguinaldo para ser o condutor auxiliar da longa viagem – de 2,5 mil quilômetros e quase três dias. Ele relata que, no momento do acidente, às 4h de domingo, estava dormindo. “O motorista disse que o freio endureceu”, afirma Francisco. O condutor substituto lamenta que Aguinaldo tenha fugido do local em direção a São Paulo. “Ele falou para eu ajudar a socorrer o pessoal e foi embora”, detalha.
O policial rodoviário federal Harley Batista destacou que os dois pneus da lateral traseira estavam carecas. O policial também mostrou que os cintos de segurança estavam quase todos presos dentro dos bancos. “A fiscalização desse tipo de transporte é complexa, pois precisa de ônibus de transbordo para levar os passageiros”, afirma. Outro tipo de transporte clandestino recorrente, que parte do Nordeste em direção a São Paulo e passa pela BR 381, segundo o agente da PRF, é feito em vans, que seguem com carretinhas carregada de bagagens.

DESCIDA O quilômetro 526 da BR-381 está na descida da Serra de Igarapé, na divisa entre as cidades de Igarapé e Brumadinho. O local que o ônibus capotou é uma curva leve para esquerda. Antes de tombar na pista, o veículo bateu no barranco e arrastou a lateral direita no asfalto. Poucos quilômetros antes, há um radar que limita a velocidade a 60km/h. O coletivo, com a identificação na lataria da Aguinaldo Turismo, foi fabricado em 1995. Em Minas, de acordo com as regras do Departamento Estadual de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG), veículos de fretamento com idade entre 15 e 20 anos devem renovar o laudo de vistoria a cada seis meses, enquanto a renovação para veículos de 20 a 25 anos de idade é de três meses. Os veículos com mais de 25 anos não podem ser cadastrados.
Fonte: www.em.br /
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